Estórias da História …
um pretexto para APRENDER
Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Subcoordenação de História
Em 2010/2011 foi assim...
Professora Responsável : Maria Alice Frade
Horário : Durante o ano letivo, (nas aulas).
Público Alvo: Todos os alunos do 2º ciclo
Metas do Projeto Educativo :
X- P1-Qualidade das aprendizagens e do sucesso
¨- P2-Participação dos Encarregados de Educação
¨- P3-Estilos de vida Saudável
¨- P4-Segurança
¨- P4-Requalificação dos espaços escolares
Objectivos estratégicos
(Assinale com x o (s) objectivo(s) a desenvolver)
|
Objectivos operacionais
| |
X
|
Melhorar os resultados escolares
|
Apresentar o Projeto aos Conselhos de Turma;
Desenvolver parcerias com os Profs de outras disciplinas;
Promover a recolha de lendas e mitos da História de Portugal; (profs/alunos)
Optar /decidir quais os trabalhos a desenvolver em cada turma; (profs/alunos)
Negociar os temas/trabalhos de forma a não haver coincidências (entre turmas);
Realizar os trabalhos;
Avaliar os trabalhos realizados;
Divulgar os trabalhos à comunidade educativa;
Avaliar o Projeto desenvolvido.
|
X
|
Melhorar a qualidade das aprendizagens
| |
X
|
Melhorar a participação dos Encarregados de Educação na vida escolar
| |
Promover estilos de vida saudáveis
| ||
Aumentar a segurança nos espaços escolares
| ||
Melhorar os espaços escolares
| ||
X
|
Outros. Quais?
Promover a interdisciplinaridade
|
Indicadores (avaliação)
|
Metas
|
- Número de trabalhos apresentados;
- Qualidade dos trabalhos apresentados;
- Número de alunos envolvidos;
- Inquérito online;
- Resultados finais das disciplinas envolvidas.
|
O aluno interpreta fontes diversas e, com base na informação que selecciona e nos seus conhecimentos prévios, constrói conhecimento acerca do passado em estudo
O aluno constrói um relato sobre períodos e momentos significativos da História de Portugal, integrando diversas dimensões históricas e protagonistas (colectivos ou individuais)
O aluno estrutura, comunica e debate conhecimentos e concepções sobre o passado histórico e a realidade geográfica de Portugal, utilizando as TIC (ex. processamento de texto, uso de correio electrónico, edição de podcasts, construção e participação em blogs e webquests).
O aluno interpreta e utiliza (as) expressões artísticas (plástica, dramática, poética, musical, outras) para expressar conhecimentos, conceções e perspectivas sobre a História de Portugal.
|
Principais Actividades a desenvolver
|
Calendarização
|
Recursos/orçamento previsto
|
- Recolha de lendas e mitos relacionados com a História de Portugal;
- Realização de trabalhos com base nas recolhas realizadas;
- Apresentação dos trabalhos à comunidade no final do ano lectivo.
|
Ao longo do ano lectivo
Final do ano lectivo
|
Computador
Internet
Livros/Biblioteca
Comunidade educativa
|
Informações adicionais
Os trabalhos serão desenvolvidos em cada turma em articulação com o maior número de disciplinas possível. Este Projeto poderá/deverá integrar o Plano de Acção dos PCTs. Todos os docentes de História e Geografia de Portugal estiveram envolvidos no projeto a saber: João Tavares, Maria Alice Frade, Maria da Luz Oliveira e Natalina Pires.
|
Em 2011/2012 ...
pretendemos que seja assim...
Informações adicionais
pretendemos que seja assim...
Horário : Durante o ano letivo [1]
Público Alvo : Alunos do 2º ciclo
Meta (s) a atingir (de acordo com Projecto Educativo):
P1-Qualidade das aprendizagens e do sucesso
P2-Participação dos Encarregados de Educação
P3-Estilos de vida Saudável
P4-Segurança
P4-Melhoria dos espaços escolares
P1 X P2 X P3 □ P4 □ P5 □
[1] Tal como o ano anterior, não foram solicitadas horas do crédito da escola para o desenvolvimento do projeto.
Objectivos estratégicos
|
Objectivos operacionais
|
· Melhorar os resultados escolares
· Melhorar a qualidade das aprendizagens
· Melhorar a participação dos Encarregados de Educação na vida escolar
· Promover a interdisciplinaridade
· Promover o uso das TIC
|
Apresentar o Projeto aos Conselhos de Turma;
Desenvolver parcerias com os Professores de outras disciplinas;
Promover a recolha de lendas, tradições e mitos relacionados com a História de Portugal; [1](profs/alunos)
Optar /decidir quais os trabalhos a desenvolver em cada turma; (profs/alunos)
Negociar os temas/trabalhos de forma a não haver coincidências (entre turmas);
Realizar os trabalhos;
Avaliar os trabalhos realizados;
Divulgar os trabalhos à comunidade educativa;
Avaliar o Projeto desenvolvido.
|
[1] Privilegiar a História local
Indicadores (avaliação)
|
Metas
|
- Número de trabalhos apresentados;
- Qualidade dos trabalhos apresentados;
- Número de alunos envolvidos;
- Nº de disciplinas envolvidas/professores
- Nº de Encarregados de Educação envolvidos
- Resultados finais das disciplinas envolvidas.
|
O aluno interpreta fontes diversas e, com base na informação que seleciona e nos seus conhecimentos prévios, constrói conhecimento acerca do passado em estudo;
O aluno constrói um relato sobre períodos e momentos significativos da História de Portugal, integrando diversas dimensões históricas e protagonistas (coletivos ou individuais)
O aluno estrutura, comunica e debate conhecimentos e conceções sobre o passado histórico e a realidade geográfica de Portugal, utilizando as TIC (ex. processamento de texto, uso de correio electrónico, edição de podcasts, construção e participação em blogs e webquests);
O aluno interpreta e utiliza (as) expressões artísticas (plástica, dramática, poética, musical, outras) para expressar conhecimentos, conceções e perspectivas sobre a História de Portugal.
|
Principais Atividades a desenvolver
|
Calendarização
|
Recursos/orçamento previsto
|
- Recolha de lendas, tradições e mitos relacionados com a História de Portugal;
- Realização de trabalhos com base nas recolhas realizadas;
- Apresentação dos trabalhos à comunidade no final do ano lectivo.
|
Ao longo do ano letivo
Final do ano letivo
|
Computador
Internet
Livros/Biblioteca da Escola e Municipal
Comunidade educativa
...
|
Informações adicionais
Os trabalhos serão desenvolvidos em cada turma em articulação com o maior número de disciplinas possível. Este Projecto poderá/deverá integrar o Plano de Acção dos PCTs.
Os docentes dinamizadores do Projeto no presente ano letivo são: João Tavares, Maria Alice Frade e Natalina Pires. Haverá uma parceria com a Biblioteca da Escola e com a Biblioteca Municipal.
|
Obs: Trata-se de um projeto aberto e dinâmico sujeito portanto a alterações
ao longo do ano letivo.
ao longo do ano letivo.
Professora Responsável
: Maria Alice Frade
Em 2012/2013 ....
Horário (s): Durante o ano letivo Público
Alvo : Alunos do 2º ciclo
Meta (s) a atingir (de acordo com
Projecto Educativo):
P1-Qualidade das aprendizagens e do
sucesso
P2-Participação dos Encarregados de
Educação
P3-Estilos de vida Saudável
P4-Segurança
P4-Melhoria dos espaços escolares
P1 X P2 X P3 □ P4 □ P5 □
Informações adicionais:
Os trabalhos serão
desenvolvidos em cada turma em articulação com o maior número de disciplinas possível.
Este Projecto poderá/deverá
integrar o Plano de Acção dos PCTs.
Os docentes dinamizadores do Projeto no presente ano letivo são: João Tavares, Maria Alice Frade e Natalina Pires.
Haverá uma parceria com a Biblioteca da Escola e com a Biblioteca Municipal.
Os docentes dinamizadores do Projeto no presente ano letivo são: João Tavares, Maria Alice Frade e Natalina Pires.
Haverá uma parceria com a Biblioteca da Escola e com a Biblioteca Municipal.
Obs: Trata-se de um projeto aberto e dinâmico sujeito portanto a alterações
ao longo do ano letivo.
ao longo do ano letivo.
Professora Responsável
Maria Alice Frade
Nenhum comentário:
Postar um comentário