Projeto


 Estórias da História …
                                        um pretexto para APRENDER


Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Subcoordenação de História


Em 2010/2011 foi assim...
         
Professora Responsável :   Maria  Alice Frade

Horário :                               Durante o ano letivo, (nas aulas).

Público Alvo:                          Todos os alunos do 2º ciclo

Metas do Projeto Educativo :

X- P1-Qualidade das aprendizagens e do sucesso
¨- P2-Participação dos Encarregados de Educação
¨- P3-Estilos de vida Saudável
¨- P4-Segurança
¨- P4-Requalificação dos espaços escolares


Objectivos estratégicos
(Assinale com x o (s) objectivo(s) a desenvolver)

Objectivos operacionais

X
Melhorar os resultados escolares
Apresentar o Projeto aos Conselhos de Turma;

Desenvolver parcerias com os Profs de outras disciplinas;

Promover a recolha de lendas e mitos da História de Portugal; (profs/alunos)

Optar /decidir quais os trabalhos a desenvolver em cada turma; (profs/alunos)

Negociar os temas/trabalhos de forma a não haver coincidências (entre turmas);

Realizar os trabalhos;

Avaliar os trabalhos realizados;

Divulgar os trabalhos à comunidade educativa;

Avaliar o Projeto desenvolvido.




X
Melhorar a qualidade das aprendizagens
X
Melhorar a participação dos Encarregados de Educação na vida escolar

Promover estilos de vida saudáveis

Aumentar a segurança nos espaços escolares

Melhorar os espaços escolares
X
Outros. Quais?

Promover a interdisciplinaridade






Indicadores (avaliação)

Metas


- Número de trabalhos apresentados;

- Qualidade dos trabalhos apresentados;

- Número de alunos envolvidos;

- Inquérito online;

- Resultados finais das disciplinas envolvidas.










O aluno interpreta fontes diversas e, com base na informação que selecciona e nos seus conhecimentos prévios, constrói conhecimento acerca do passado em estudo

O aluno constrói um relato sobre períodos e momentos significativos da História de Portugal, integrando diversas dimensões históricas e protagonistas (colectivos ou individuais)

O aluno estrutura, comunica e debate conhecimentos e concepções sobre o passado histórico e a realidade geográfica de Portugal, utilizando as TIC (ex. processamento de texto, uso de correio electrónico, edição de podcasts, construção e participação em blogs e webquests).

O aluno interpreta e utiliza (as) expressões artísticas (plástica, dramática, poética, musical, outras) para expressar conhecimentos, conceções e perspectivas sobre a História de Portugal.





Principais Actividades a desenvolver


Calendarização

Recursos/orçamento previsto

- Recolha de lendas e mitos relacionados com a História de Portugal;

- Realização de trabalhos com base nas recolhas realizadas;

- Apresentação dos trabalhos à comunidade no final do ano lectivo.



Ao longo do ano lectivo




Final do ano lectivo


Computador
Internet
Livros/Biblioteca
Comunidade educativa



Informações adicionais
 
Os trabalhos serão desenvolvidos em cada turma em articulação com o maior número de disciplinas possível. Este Projeto poderá/deverá integrar o Plano de Acção dos PCTs. Todos os docentes de História e Geografia de Portugal estiveram envolvidos no projeto a saber: João Tavares, Maria Alice Frade, Maria da Luz Oliveira e Natalina Pires.


Em 2011/2012 ...

                                                 pretendemos que seja assim...

Horário : Durante o ano letivo [1]

Público Alvo : Alunos do 2º ciclo

Meta (s) a atingir (de acordo com Projecto Educativo):
P1-Qualidade das aprendizagens e do sucesso
P2-Participação dos Encarregados de Educação
P3-Estilos de vida Saudável
P4-Segurança
P4-Melhoria dos espaços escolares

P1 X             P2 X               P3               P4                  P5

[1] Tal como o ano anterior, não foram solicitadas horas do crédito da escola para o desenvolvimento do projeto.

Objectivos estratégicos

Objectivos operacionais

·         Melhorar os resultados escolares
·         Melhorar a qualidade das aprendizagens
·         Melhorar a participação dos Encarregados de Educação na vida escolar
·         Promover a interdisciplinaridade
·         Promover  o uso das TIC


Apresentar o Projeto aos Conselhos de Turma;

Desenvolver parcerias com os Professores de outras disciplinas;

Promover a recolha de lendas, tradições e mitos relacionados com a História de Portugal; [1](profs/alunos)

Optar /decidir quais os trabalhos a desenvolver em cada turma; (profs/alunos)

Negociar os temas/trabalhos de forma a não haver coincidências (entre turmas);

Realizar os trabalhos;

Avaliar os trabalhos realizados;

Divulgar os trabalhos à comunidade educativa;

Avaliar o Projeto desenvolvido.


[1] Privilegiar a História local
 

Indicadores (avaliação)

Metas


- Número de trabalhos apresentados;

- Qualidade dos trabalhos apresentados;

- Número de alunos envolvidos;

- Nº de disciplinas envolvidas/professores

- Nº de Encarregados de Educação envolvidos

- Resultados finais das disciplinas envolvidas.






O aluno interpreta fontes diversas e, com base na informação que seleciona e nos seus conhecimentos prévios, constrói conhecimento acerca do passado em estudo;

O aluno constrói um relato sobre períodos e momentos significativos da História de Portugal, integrando diversas dimensões históricas e protagonistas (coletivos ou individuais)

O aluno estrutura, comunica e debate conhecimentos e conceções sobre o passado histórico e a realidade geográfica de Portugal, utilizando as TIC (ex. processamento de texto, uso de correio electrónico, edição de podcasts, construção e participação em blogs e webquests);

O aluno interpreta e utiliza (as) expressões artísticas (plástica, dramática, poética, musical, outras) para expressar conhecimentos, conceções e perspectivas sobre a História de Portugal.











Principais Atividades a desenvolver


Calendarização

Recursos/orçamento previsto

- Recolha de lendas, tradições  e mitos relacionados com a História de Portugal;

- Realização de trabalhos com base nas recolhas realizadas;

- Apresentação dos trabalhos à comunidade no final do ano lectivo.



Ao longo do ano letivo




Final do ano letivo


Computador
Internet
Livros/Biblioteca da Escola e Municipal
Comunidade educativa
 ...

Informações adicionais

 
Os trabalhos serão desenvolvidos em cada turma em articulação com o maior número de disciplinas possível. Este Projecto poderá/deverá integrar o Plano de Acção dos PCTs.
Os docentes dinamizadores do Projeto no presente ano letivo são: João Tavares, Maria Alice Frade e Natalina Pires. Haverá uma parceria com a Biblioteca da Escola e com a Biblioteca Municipal.
Obs: Trata-se de um projeto aberto e dinâmico sujeito portanto a alterações
ao longo do ano letivo.
Professora Responsável
: Maria Alice Frade
 
Em 2012/2013 ....
 

 
Horário (s): Durante o ano letivo Público Alvo : Alunos do 2º ciclo
 
Meta (s) a atingir (de acordo com Projecto Educativo):
 
P1-Qualidade das aprendizagens e do sucesso
P2-Participação dos Encarregados de Educação
P3-Estilos de vida Saudável
P4-Segurança
P4-Melhoria dos espaços escolares
 
 
 
P1 X             P2 X               P3                 P4                    P5
 

 

 
 Informações adicionais:

Os trabalhos serão desenvolvidos em cada turma em articulação com o maior número de disciplinas possível.
 Este Projecto poderá/deverá integrar o Plano de Acção dos PCTs.
Os docentes dinamizadores do Projeto no presente ano letivo são: João Tavares, Maria Alice Frade e Natalina Pires.
Haverá uma parceria com a Biblioteca da Escola e com a Biblioteca Municipal.

Obs: Trata-se de um projeto aberto e dinâmico sujeito portanto a alterações
ao longo do ano letivo.
Professora Responsável
Maria Alice Frade
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário