@valiação

Em 2010/2011, foi assim...


Estórias da História …
     um pretexto para APRENDER!

Destinatários:
Alunos do 2º ciclo
N.º de alunos inscritos
              
      
      
       
    
102
134





Prioridades do Projeto Educativo privilegiadas:

X
P1
Qualidade das aprendizagens e do sucesso
X
P2
Participação dos Encarregados de Educação
X
P3
Estilos de vida Saudável

P4
Segurança

P5
Requalificação dos espaços escolares

Objetivos estratégicos privilegiados:

X
Melhorar os resultados escolares
X
Melhorar a qualidade das aprendizagens
X
Melhorar a participação dos Encarregados de Educação na vida escolar
X
Promover estilos de vida saudável

Aumentar a segurança nos espaços escolares

Melhorar os espaços escolares

Outros:
Promover a interdisciplinaridade
Promover a utilização das TIC

Os objetivos específicos previstos foram atingidos?

 Sim X        Não  

I . Aproveitamento

Com os instrumentos de avaliação que utilizámos para recolher os dados constatámos o seguinte:
Avaliação geral das actividades
Menção
80%
- Número de trabalhos apresentados (Razoável)
- Qualidade dos trabalhos apresentados; (Muito satisfatória)
- Número de alunos envolvidos; (100% dos alunos do sexto ano e grande parte dos alunos do 5º ano)
- Resultados finais das disciplinas envolvidas.
(Bastante satisfatórios)


Muito satisfatória
X
Satisfatória

Pouco satisfatória

Observações: Não nos foi possível concretizar a implementação do inquérito online, inicialmente previsto, dado o acréscimo de trabalho que o final do ano implicou.


II.            Comportamento
O comportamento do grupo foi:
Pouco satisfatório

Satisfatório

Bastante satisfatório
X
Observações:
Os alunos interessaram-se na sua maioria pela realização dos trabalhos.

III Assiduidade
A assiduidade do grupo foi:
Pouco satisfatória

Satisfatória

Bastante satisfatória

X
Observações:
Os alunos do 6º ano realizaram os trabalhos no grupo turma. Muitos dos trabalhos realizados pelos alunos do 5º ano foram realizados em casa, com acompanhamento nas aulas designadamente de HGP, e AP.


IV   Grau de participação /envolvimento dos alunos
A participação e envolvimento do grupo foi:
Pouco satisfatória

Satisfatória

Bastante satisfatória

X
Observações:
O grupo de 236 alunos acolheu com entusiasmo a proposta. Constatou-se que nem todos conseguiram apresentar um produto final, no entanto, salienta-se a importância das aprendizagens realizadas durante o processo, sendo estas no nosso entender as mais profícuas.


V.          Outras informações que considerámos relevantes
Tendo em conta que este foi um projecto dinamizado pelo grupo de HGP, sem crédito horário, houve alguma dificuldade em termos de se encontrarem momentos onde os trabalhos fossem desenvolvidos.
Para que fosse possível a consecução dos objetivos propostos, contou-se com a parceria de alguns colegas das Áreas Curriculares Não disciplinares, Área de Projecto no caso das turmas do 5º A, 6º A, 6º B, 6ºD, 6º E; com a colaboração dos docentes de Língua Portuguesa da turma do 5º A, de Matemática com da turma do 6º A, de Formação Cívica das turmas do 6ºA, 6ºB, 6ºD e 6ºE, de Educação Musical da turma do 6ºD e claro com o dinamismo e empenhamento dos docentes de HGP.
Este PROJETO incluiu o desenvolvimento de atividades/projetos muito diversificados:
·         A lenda da Moura Cassima (Ocupação Moura da Península/ Reconquista cristã);
·         A Batalha de S. Mamede (Formação de Portugal);
·         A Batalha de Ourique (Reconquista/ Formação de Portugal);
·         A lenda da Nazaré e D. Fuas Roupinho( Idade Média/ história local);
·         O milagre das Rosas (O século XIV/Aspectos sociais e económicos);
·         D. Inês de Castro e D. Pedro (A vida social na Idade Média);
·         A Batalha de Aljubarrota (A crise de 1383/85);
·         Os monstros marinhos (Os descobrimentos);
·         A lenda da Madeira (Descobertas/Ilhas Atlânticas);
·         O bandeirante, António Raposo Tavares (Exploração do Brasil/História Local);
·         O “regresso” de D. Sebastião (A perda da Independência/O Sebastianismo);
·         A lenda da Fundação do Convento de Mafra (D. João V);
·         Estória de amor entre a Soror Mariana Alcoforado e o cavaleiro Chamilly: cartas (A guerra da Restauração);
·         D. Maria I (Invasões francesas/Saída da corte para o Brasil);
·         O regicídio (Implantação da República);
·         O galo de Barcelos (Tradições/Símbolos da cultura portuguesa);
·          “ Projeto Brincar, brincadeiras, brinquedos” (A vida quotidiana no século XIX/XX);
·         O cante Alentejano (A vida quotidiana no século XIX/XX);
·         Receitas tradicionais Alentejanas (A vida quotidiana no século XIX/XX);
·         Alentejo há um século era assim… ( A vida quotidiana no século XIX/XX);


V.  Apreciação global

Apreciação global
Este projeto foi pensado para dinamizar o gosto do aprender a aprender através do conhecimento, divulgação e preservação do património cultural e histórico, promovendo a articulação de conteúdos entre as várias Áreas Curriculares e Áreas Curriculares Não Disciplinares.
Os objetivos traçados foram alcançados.
Nota: Agradecemos a colaboração de todos aqueles que nos ajudaram a desenvolver este Projecto!
Data: 07/07/11
Assinatura do responsável:
Maria Alice das Dores Ramos Frade



Em 2011/2012, assim foi ...






N.º de alunos inscritos
              
      
      
       
    
129 alunos
109 alunos




Principais atividades desenvolvidas
-Continuação do desenvolvimento das atividades a desenvolver em cada turma;
- Realização de trabalhos sobre lendas, mitos, tradições, … (turmas do quinto A, B, e C );

- Realização da Atividade “Viajando no tempo” no âmbito do Santiago Saudável.
- Elaboração de um Jornal Romano [1](alunos do quinto ano- turmas D, E  e F)  . Foi um trabalho realizado em pequenos grupos .Os artigos redigidos passaram por temáticas como:
- Monotorização do blogue sobre o projeto. http://projetohgpsantiago.blogspot.com
- Realização de uma Exposição em parceria com a Biblioteca Escolar “ A escola no Estado Novo” (sextos anos).Esta exposição para além do envolvimento dos alunos, teve também a colaboração de professores em exercício e já aposentados, funcionários e encarregados de educação.

- Publicação de e-booksMomentos com História” (turmas do sexto A e do sexto E). Este trabalho contou com a colaboração imprescindível da família dos alunos.
(Podem ser apreciados na Galeria deste blogue.)

Prioridades do Projeto Educativo privilegiadas:

X
P1
Qualidade das aprendizagens e do sucesso
X
P2
Participação dos Encarregados de Educação

P3
Estilos de vida Saudável

P4
Segurança

P5
Requalificação dos espaços escolares
Objetivos estratégicos privilegiados:


X
Melhorar os resultados escolares
X
Melhorar a qualidade das aprendizagens
X
Melhorar a participação dos Encarregados de Educação na vida escolar

Promover estilos de vida saudável

Aumentar a segurança nos espaços escolares
X
Melhorar os espaços escolares[2]
X
Outros:
             Promover a interdisciplinaridade
             Promover o uso das TIC
·                  Promover o diálogo entre gerações[3]
Os objetivos específicos previstos foram atingidos?
Se não, indique o motivo.
  Os objetivos foram todos atingidos. Acrescente-se algumas das atividades dinamizadas no terceiro período e que não tinham sido planeadas no início vieram seguramente trazer uma mais valia a este projeto. Há ainda a realçar a parceria com a Biblioteca Escolar.



Parte II – Avaliação

I.                    Aprendizagens

<><><><><><> </>
Tendo por base a avaliação final das atividades indique:
Os instrumentos de avaliação que utilizou para recolher os dados (questionários, relatórios, …)
Avaliação geral das actividades
Menção
%
Relatórios, observação direta, Trabalhos
Muito satisfatória
X
Satisfatória

Pouco satisfatória

Observações:
Todo o trabalho foi desenvolvido nas aulas e em casa , uma vez que este foi por opção dos docentes implicados, um projeto dinamizado sem contar com horas cedidas pela escola. Foram visíveis os resultados concretos nas aprendizagens dos alunos, designadamente nos relatórios elaborados pelos alunos sobre a visita de estudo, muitos deles realizados utilizando a ferramenta scratch, ou o ppt ou mesmo o word e que podem ser visionados nos blogues de algumas turmas  (6º C e 6º E), no blogue criado para publicação desses projetos: www.projetoscratch.blogspot.com,  nos e-books construídos, nos trabalhos para a exposição, para o Jornal Romano [4]
e para os e-books “ Momentos com História”. Muito do trabalho aqui mencionado está documentado na galeria do blogue.


II.            Comportamento

<><><>
</>
O comportamento do grupo foi:
Pouco satisfatório

Satisfatório

Bastante satisfatório
X
Observações:



III.                 Assiduidade
IV.                Grau de participação /envolvimento dos alunos
A participação e envolvimento do grupo foi:






Pouco satisfatório


Satisfatório







Bastante satisfatório

X
Observações:



V.           Outras informações que considere relevantes (constrangimentos, necessidades…)

Embora a perda da Área de Projeto tivesse vindo trazer algum constrangimento ao desenvolvimento do projeto, entendemos que com o empenho de todos os envolvidos no processo o conseguimos superar.


VI.                Apreciação global

Apreciação global
Através das numerosas mudanças das quais somos testemunhas e, por vezes, atores, sentimo-nos arrastados para um tempo prospetivo. E a melhor maneira de se adaptar a este tempo prospetivo é antecipar, prever o futuro. Esboça-se então o projeto... Boutinet (1990)
Fazemos uma avaliação do projeto muito positiva. Fica registado o nosso agradecimento a todos os que contribuíram para o seu sucesso.

Data: 27/06/12
Assinatura (s) do (s) responsável (eis)
Maria Alice Frade

[1] A planificação do jornal segue em anexo.
[2] Ex: Exposição na Biblioteca
[3] E-books
[4] Os artigos do jornal abordaram temáticas como: Erupção do Vesúvio; Entrevista ao legionário Acanto Ladislas; A NOVA EPIDEMIA; Romanorum HYPOGAEUM (Catacumbas romanas); O assassinato de Júlio César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário