Estórias da História …
um pretexto para APRENDER!
Destinatários:
|
Alunos do 2º ciclo
|
N.º de alunos inscritos
|
5º
|
6º
|
7º
|
8º
|
9º
|
102
|
134
|
Prioridades do Projeto Educativo privilegiadas:
|
X
|
P1
|
Qualidade das aprendizagens e do sucesso
|
X
|
P2
|
Participação dos Encarregados de Educação
| |
X
|
P3
|
Estilos de vida Saudável
| |
P4
|
Segurança
| ||
P5
|
Requalificação dos espaços escolares
|
Objetivos estratégicos privilegiados:
|
X
|
Melhorar os resultados escolares
| |
X
|
Melhorar a qualidade das aprendizagens
| ||
X
|
Melhorar a participação dos Encarregados de Educação na vida escolar
| ||
X
|
Promover estilos de vida saudável
| ||
Aumentar a segurança nos espaços escolares
| |||
Melhorar os espaços escolares
| |||
Outros:
|
Promover a interdisciplinaridade
| ||
Promover a utilização das TIC
| |||
Os objetivos específicos previstos foram atingidos?
|
Sim X Não □
|
I . Aproveitamento
Com os instrumentos de avaliação que utilizámos para recolher os dados constatámos o seguinte:
|
Avaliação geral das actividades
| |
Menção
|
80%
| |
- Número de trabalhos apresentados (Razoável)
- Qualidade dos trabalhos apresentados; (Muito satisfatória)
- Número de alunos envolvidos; (100% dos alunos do sexto ano e grande parte dos alunos do 5º ano)
- Resultados finais das disciplinas envolvidas.
(Bastante satisfatórios)
|
Muito satisfatória
|
X
|
Satisfatória
| ||
Pouco satisfatória
| ||
Observações: Não nos foi possível concretizar a implementação do inquérito online, inicialmente previsto, dado o acréscimo de trabalho que o final do ano implicou.
|
II. Comportamento
O comportamento do grupo foi:
|
Pouco satisfatório
|
Satisfatório
|
Bastante satisfatório
|
X
| ||
Observações:
|
Os alunos interessaram-se na sua maioria pela realização dos trabalhos.
|
III Assiduidade
A assiduidade do grupo foi:
|
Pouco satisfatória
|
Satisfatória
|
Bastante satisfatória
|
X
| ||
Observações:
|
Os alunos do 6º ano realizaram os trabalhos no grupo turma. Muitos dos trabalhos realizados pelos alunos do 5º ano foram realizados em casa, com acompanhamento nas aulas designadamente de HGP, e AP.
|
IV Grau de participação /envolvimento dos alunos
A participação e envolvimento do grupo foi:
|
Pouco satisfatória
|
Satisfatória
|
Bastante satisfatória
|
X
| ||
Observações:
|
O grupo de 236 alunos acolheu com entusiasmo a proposta. Constatou-se que nem todos conseguiram apresentar um produto final, no entanto, salienta-se a importância das aprendizagens realizadas durante o processo, sendo estas no nosso entender as mais profícuas.
|
V. Outras informações que considerámos relevantes
Tendo em conta que este foi um projecto dinamizado pelo grupo de HGP, sem crédito horário, houve alguma dificuldade em termos de se encontrarem momentos onde os trabalhos fossem desenvolvidos.
Para que fosse possível a consecução dos objetivos propostos, contou-se com a parceria de alguns colegas das Áreas Curriculares Não disciplinares, Área de Projecto no caso das turmas do 5º A, 6º A, 6º B, 6ºD, 6º E; com a colaboração dos docentes de Língua Portuguesa da turma do 5º A, de Matemática com da turma do 6º A, de Formação Cívica das turmas do 6ºA, 6ºB, 6ºD e 6ºE, de Educação Musical da turma do 6ºD e claro com o dinamismo e empenhamento dos docentes de HGP.
Este PROJETO incluiu o desenvolvimento de atividades/projetos muito diversificados:
· A lenda da Moura Cassima (Ocupação Moura da Península/ Reconquista cristã);
· A Batalha de S. Mamede (Formação de Portugal);
· A Batalha de Ourique (Reconquista/ Formação de Portugal);
· A lenda da Nazaré e D. Fuas Roupinho( Idade Média/ história local);
· O milagre das Rosas (O século XIV/Aspectos sociais e económicos);
· D. Inês de Castro e D. Pedro (A vida social na Idade Média);
· A Batalha de Aljubarrota (A crise de 1383/85);
· Os monstros marinhos (Os descobrimentos);
· A lenda da Madeira (Descobertas/Ilhas Atlânticas);
· O bandeirante, António Raposo Tavares (Exploração do Brasil/História Local);
· O “regresso” de D. Sebastião (A perda da Independência/O Sebastianismo);
· A lenda da Fundação do Convento de Mafra (D. João V);
· Estória de amor entre a Soror Mariana Alcoforado e o cavaleiro Chamilly: cartas (A guerra da Restauração);
· D. Maria I (Invasões francesas/Saída da corte para o Brasil);
· O regicídio (Implantação da República);
· O galo de Barcelos (Tradições/Símbolos da cultura portuguesa);
· “ Projeto Brincar, brincadeiras, brinquedos” (A vida quotidiana no século XIX/XX);
· O cante Alentejano (A vida quotidiana no século XIX/XX);
· Receitas tradicionais Alentejanas (A vida quotidiana no século XIX/XX);
· Alentejo há um século era assim… ( A vida quotidiana no século XIX/XX);
|
V. Apreciação global
Apreciação global
|
Este projeto foi pensado para dinamizar o gosto do aprender a aprender através do conhecimento, divulgação e preservação do património cultural e histórico, promovendo a articulação de conteúdos entre as várias Áreas Curriculares e Áreas Curriculares Não Disciplinares.
Os objetivos traçados foram alcançados.
Nota: Agradecemos a colaboração de todos aqueles que nos ajudaram a desenvolver este Projecto!
Data: 07/07/11
Assinatura do responsável:
Maria Alice das Dores Ramos Frade
|
Em 2011/2012, assim foi ...
<><><><><><> </>
<><><>
</>
N.º de alunos inscritos
|
5º
|
6º
|
7º
|
8º
|
9º
|
129 alunos
|
Principais atividades desenvolvidas
|
-Continuação do desenvolvimento das atividades a
desenvolver em cada turma;
- Realização de
trabalhos sobre lendas, mitos, tradições, … (turmas do quinto A, B, e C );
- Realização da Atividade “Viajando no tempo” no âmbito do Santiago Saudável.
- Elaboração de um Jornal
Romano [1](alunos
do quinto ano- turmas D, E e F) . Foi um trabalho realizado em pequenos
grupos .Os artigos redigidos passaram por temáticas como:
- Monotorização do blogue
sobre o projeto. http://projetohgpsantiago.blogspot.com
- Publicação de e-books “ Momentos com História” (turmas do sexto A e do sexto E). Este trabalho contou com a colaboração imprescindível da família dos alunos.
(Podem ser apreciados na Galeria deste blogue.)
|
|||
Prioridades do Projeto Educativo privilegiadas:
|
X
|
P1
|
Qualidade das aprendizagens e do sucesso
|
|
X
|
P2
|
Participação dos Encarregados de Educação
|
||
P3
|
Estilos de vida Saudável
|
|||
P4
|
Segurança
|
|||
P5
|
Requalificação dos espaços escolares
|
|||
Objetivos estratégicos privilegiados:
|
X
|
Melhorar os resultados escolares
|
|
X
|
Melhorar a qualidade das aprendizagens
|
||
X
|
Melhorar a participação dos
Encarregados de Educação na vida escolar
|
||
Promover
estilos de vida saudável
|
|||
Aumentar a segurança nos
espaços escolares
|
|||
X
|
Melhorar os espaços escolares[2]
|
||
X
|
Outros:
|
• Promover
a interdisciplinaridade
|
|
• Promover
o uso das TIC
|
|||
Os objetivos
específicos previstos foram atingidos?
Se não,
indique o motivo.
|
Os objetivos foram todos atingidos.
Acrescente-se algumas das atividades dinamizadas no terceiro período e que
não tinham sido planeadas no início vieram seguramente trazer uma mais valia
a este projeto. Há ainda a realçar a parceria com a Biblioteca Escolar.
|
Parte II – Avaliação
I.
Aprendizagens
<><><><><><> </>
Tendo
por base a avaliação final das atividades indique:
|
||
Os instrumentos de avaliação que utilizou para
recolher os dados (questionários, relatórios, …)
|
Avaliação geral das actividades
|
|
Menção
|
%
|
|
Relatórios, observação direta, Trabalhos
|
Muito satisfatória
|
X
|
Satisfatória
|
||
Pouco satisfatória
|
||
Observações:
Todo o trabalho foi desenvolvido nas aulas e
em casa , uma vez que este foi por opção dos docentes implicados, um projeto
dinamizado sem contar com horas cedidas pela escola. Foram visíveis os resultados
concretos nas aprendizagens dos alunos, designadamente nos relatórios
elaborados pelos alunos sobre a visita de estudo, muitos deles realizados
utilizando a ferramenta scratch, ou o ppt ou mesmo o word e que podem ser
visionados nos blogues de algumas turmas
(6º C e 6º E), no blogue criado para publicação desses projetos: www.projetoscratch.blogspot.com, nos e-books construídos, nos trabalhos para
a exposição, para o Jornal Romano [4]
e
para os e-books “ Momentos com História”. Muito do trabalho aqui mencionado
está documentado na galeria do blogue.
|
II. Comportamento
<><><>
</>
O comportamento do
grupo foi:
|
Pouco satisfatório
|
Satisfatório
|
Bastante
satisfatório
|
X
|
||
Observações:
|
III.
Assiduidade
IV.
Grau
de participação /envolvimento dos alunos
A participação e envolvimento do grupo foi:
|
Pouco satisfatório
|
Satisfatório
|
Bastante satisfatório
|
X
|
||
Observações:
|
V. Outras informações
que considere relevantes (constrangimentos, necessidades…)
Embora a perda da Área de Projeto tivesse vindo trazer algum
constrangimento ao desenvolvimento do projeto, entendemos que com o empenho
de todos os envolvidos no processo o conseguimos superar.
|
VI.
Apreciação
global
Apreciação global
|
Através
das numerosas mudanças das quais somos testemunhas e, por vezes, atores,
sentimo-nos arrastados para um tempo prospetivo. E a melhor maneira de se
adaptar a este tempo prospetivo é antecipar, prever o futuro. Esboça-se então
o projeto... Boutinet (1990)
Fazemos uma avaliação do projeto muito positiva.
Fica registado o nosso agradecimento a todos os que contribuíram para o seu
sucesso.
|
Data: 27/06/12
Assinatura
(s) do (s) responsável (eis)
Maria
Alice Frade
Nenhum comentário:
Postar um comentário